sábado, 8 de dezembro de 2012

Como o blog pode contribuir para o projeto integrado de ensino aprendizagem


Como o blog pode contribuir para o projeto integrado de ensino aprendizagem
Ilton Campos Bezerra

Com o advento da era da informação houve um grande “tsunami” de aparelhos eletrônicos tais como: PC, notebooks, netbooks, tablete, Ipod, Ipad, tocadores de mp3, Kindle, telefone celular e outros. Estes aparelhos proporcionam um leque de recursos que estão sendo frequentemente usados pela sociedade para interagir com o mundo e, até mesmo, para divertimento. Entre os usuários, há uma grande parcela de alunos e em pleno século XXI o professor não pode utilizar apenas o quadro e giz como recursos no processo de ensino-aprendizagem; pelo contrário, a grande virtude de um “professor high tech” é dispor uma aula atrativa aos seus educandos utilizando recursos didáticos inovadores, dentre eles o Blog é uma ótima opção.
Mas afinal o que é BLOG? De acordo com a Wikipedia, Blog é um site cuja estrutura permite a utilização rápida a partir de acréscimo dos chamados artigos ou posters. No âmbito educacional, o blog pode ser empregado pelo professor, uma vez que permite reflexões, conversas, acesso a links educacionais, além de permitir uma maior interação entre professor e aluno, fazendo com que este aluno seja parte integrante do processo ensino-aprendizagem, consequentemente estimulando uma maior produção na escrita e na leitura e contribuindo para atingir um dos propositos da educação, que é a formação de um cidadão mais critico e que possa atuar na sociedade em que vive.
O blog possui um leque de recursos e possiblidades que podem ser empregados em qualquer temática nas diversas disciplinas, porém o professor que for utilizar esta ferramenta não pode utilizá-la de maneira aleatória, sem um propósito definido, pois seu trabalho poderá não satisfazer seus objetivos. Cabe ao professor, quando dispor desta ferramenta, ter um planejamento prévio, com os objetivos bem definidos, senão poderá ocorrer uma simples transposição das aulas tradicionais para o blog.
É importante que o professor utilize do Blog como uma ferramenta que venha contribuir no processo de ensino-aprendizagem e tenha uma proposta que possibilite os alunos a se desenvolver em sua plenitude um senso crítico, dando-lhe subsidio para atuar na sociedade contemporânea assim como na sua qualificação para o trabalho.

REFERÊNCIAS
- SILVA, Luana Fabrícia Correia - TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO: O USO PEDAGÓGICO DO BLOG PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA  - http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2012/724.pdf - Acessado em 01/12/12- às 19h30’.

- LIMA, Márcio Roberto de BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO: INSTRUMENTAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE NA CIBERCULTURA. - http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/wp-content/uploads/2011/06/Blog-como-recurso-did%C3%A1tico-instrumenta%C3%A7%C3%A3o-e-reconfigura%C3%A7%C3%A3o-da-pr%C3%A1tica-docente-na-cibercultura.pdf – Acessado em 01/12/12 – às 19h40’.

- Wikipédia, a enciclopédia livre - http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog - Acessado em 01/12/12 - às 20h 05’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário